Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Primeira audiência do IFSP em Diadema reúne comunidade

Primeiro de três encontros apresentou o Instituto e iniciou o processo de contribuições para implantação do campus no município ...

  • Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 21h15
  • Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2025, 21h18
  • Acessos: 202
imagem sem descrição.

 A primeira audiência pública para implantação do Campus Diadema do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) aconteceu na noite do dia 25 de agosto, na Câmara Municipal. Sob grande expectativa, a comunidade marcou presença e lotou o auditório para conhecer mais a oferta de cursos, a infraestrutura e as ações previstas para a chegada do Instituto ao município, dialogando sobre o assunto.

 

Essa primeira audiência foi o momento de apresentar o IFSP e as diretrizes que regem a implantação de um campus para a comunidade, bem como acolher as manifestações da população em relação à chegada da Instituição. “A gente sabe que o Instituto Federal é uma ferramenta fundamental para construir ciência, tecnologia e inovação e avançar com uma sociedade construída pelas mãos dos estudantes e do nosso povo”, destacou Tawan Antunes, membro da União Estadual dos Estudantes e do movimento estudantil “IF Faz Tudo”.

A indicação do município para receber um campus foi feita em 2024 como parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), integrando o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal. Desde então, o IFSP vem dialogando com entidades, associações, secretarias e arranjos produtivos e sociais da região e fazendo a prospecção de dados e indicadores para embasar a implantação.

 

 

      “Temos conversado com todos os setores estratégicos da região para fazer um grande debate na construção do Campus Diadema, fazendo a melhor escolha, que trará educação de qualidade e estratégias para desenvolver a região naquilo que ela tem em sua potencialidade”, afirmou o diretor-geral de implantação do campus, Carlos Procópio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 “O Instituto Federal é de uma relevância enorme para a região, porque ele vai atender às necessidades de cada cidade, tanto aqui em Diadema, em Mauá, e também alguns polos em outras cidades”, aponta a professora da rede estadual Anita Simão. Atualmente já existem polos de Educação a Distância do IFSP tanto em Diadema como em Ribeirão Pires e em Rio Grande da Serra.

 

 Os trabalhos da mesa foram presididos pelo presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Capel, e foi composta por: Adalton Masalu Osaki, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP, representando o reitor Silmário Santos; Taka Yamauchi, prefeito de Diadema; Felipe Sartori Sigollo, secretário municipal de Educação; Joel Fonseca, diretor de desenvolvimento econômico do Consórcio Intermunicipal do ABC; Carlos Procópio, diretor-geral do campus. Também prestigiaram o evento vereadores e secretários municipais, diretores e representantes de organizações da sociedade civil. 

A próxima audiência acontece dia 15 de setembro, para discutir as possibilidades de cursos a serem ofertados, em consonância com a vocação local e regional. Até lá, a população pode dialogar e tirar dúvidas relacionadas à apresentação do IFSP a partir do questionário que está disponível aqui. O formulário é destinado ao envio de sugestões, dúvidas e outras questão relacionadas à implantação do campus na cidade.

O terceiro encontro, em 13 de outubro, terá a apresentação dos resultados de uma consulta pública e a apresentação dos eixos e cursos selecionados.

As transmissões dos eventos e notícias relacionadas podem ser acompanhadas no site do IFSP ifsp.edu.br e nos canais oficiais do Instituto nas mídias sociais. Os documentos relacionados à implantação do Campus Diadema estão disponíveis para consulta no site do campus did.ifsp.edu.br/audiencias-publicas.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página